quinta-feira, 24 de abril de 2014

A CESSAÇÃO DO MEDITADOR




A meditação existe por que- ao contrário do meditador- ela não é algo criado pelo pensamento . O que não existe é o meditador. Este é criado pelo pensamento em sua busca de continuidade, preenchimento e satisfação. E se não existe o meditador- também não existe a prática, pois quem iria praticá-la? Ora, se a meditação só se manifesta na ausência do pensamento, como o meditador poderá alcançá-la - ele que é nada mais do que pensamento ? De fato, para que a meditação aconteça é necessária a cessação do meditador. E isto também ocorre naturalmente- não é resultado de nenhuma prática ou esforço. O esforço e a prática perpetuam a prisão. O melhor é ficar quieto e deixar que , com o tempo, o movimento pare por si  mesmo . (Alsibar)

5 comentários:

  1. O esforço e a prática perpetuam a prisão.Não.O esforço,a busca são necessários até que tudo já esteja tão desgastado,que vc esteja tão cansado,tão frustrado,tão puto que aí sim algo acontece que não é um ficar quieto,é uma "coisa" qualquer que acontece que te dá a certeza,sim,que aquilo chegou e estacionou,não vai mais embora,é!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isto mesmo Dhyan, sentar e ficar esperando não irá modificar seus padrões, eles irão permanecer lá, o condicionamento continuará lá, a mente e seus hábitos estarão lá.

      Todo esforço é necessário até que mais nenhum esforço seja necessário.

      Toda a energia, toda a atenção deve estar voltada completamente a liberação, enquanto, este esforço verdadeiro, intenso, único, não for real, nada será real, enquanto tudo não for dado por isso, tudo permanecerá tal como se apresenta, com repetições, padrões, hábitos arraigados, de uma mente afirmando coisas e completamente inconsciente de si mesma, porque afinal, mente é inconsciência!

      Excluir
  2. Amigos,
    Obrigado pela visita e participação. Me respondam uma pergunta a que levará o esforço? A busca? Acham mesmo que a mente em seu esforço logrará êxito em libertar-se dela mesma- ela que é- em essência esforço? Não veem nisso uma contradição?

    ResponderExcluir
  3. E a busca amigos... quem é que busca? O que é a busca senão a perpetuação do tempo- do vir-a-ser e não é exatamente disso- do tempo e do vir-a-ser- que a mente deve libertar-se? E como irá libertar-se do tempo se ela mesma perpetua o tempo em sua busca? E quem é que busca? Não será o ego? Como o ego- que se fortalece na busca - conseguirá libertar-se de si mesmo, se está a perpetuar-se exatamente no próprio ato de buscar?

    Reflitam amigos!
    E que Deus os ilumine!

    Fraterabraços!

    ResponderExcluir
  4. A foto que antecede o texto e a benção ao final da resposta (E que Deus os ilumine!)...interessante, muito interessante.

    ResponderExcluir