terça-feira, 30 de setembro de 2014

A DUPLA EXISTÊNCIA DO SÁBIO




O  verdadeiro sábio vive  mergulhado nas dimensões desconhecidas do Espírito sem deixar de  cumprir seus deveres com a sociedade na qual está inserido. Como cidadão comum, ele trabalha, estuda, paga seus impostos e exerce sua cidadania. Apesar de reconhecer que a ordem cósmica a tudo governa- ele sabe também que nesse micro universo  material é seu dever contribuir para a melhoria da vida dos seres que nele habitam. Externamente ele é ativo, opina e atua sobre o mundo procurando obedecer a princípios e normas que são universais, essenciais e eternos. Internamente, ele mergulha no silêncio onde todos- pessoas , coisas e mundos- são percebidos como partes do Insondável  e Infinito Oceano da Consciência Cósmica . Ele está no mundo- mas as coisas do mundo não  corrompem sua mente  que permanece clara, silenciosa  e livre. (Alsibar)

domingo, 28 de setembro de 2014

A ESSÊNCIA DA VERDADEIRA MEDITAÇÃO




A atenção e silêncio formam um processo total e complementar. Uma mente que não esteja silenciosa não conseguirá ficar atenta. E uma mente que não esteja atenta, não conseguirá ficar silenciosa. Silêncio e Atenção formam a essência da verdadeira Meditação. (Alsibar)

domingo, 14 de setembro de 2014

O MAIOR DOS DESAFIOS






Como saber que a meditação está dando frutos? É pela paz de espírito. Mas essa paz deve estar presente não apenas nos momentos da meditação, mas no dia-a-dia. É verdade que há grandes mestres vivendo em lugares distantes e isolados. Mas, mesmo esses, um dia terão que sair de suas tocas e enfrentar o maior de todos desafios :  a interação com o  mundo. Viver em paz em meio a floresta, uma cabana solitária, ou até mesmo num mosteiro já constitui um grande feito. Todavia, é na interação diária com pessoas, coisas e  situações específicas que   a paz se consolida e fortalece. Se durante a meditação houver paz, esta deve continuar mesmo após o término da prática do contrário para que servirá ?  ( Alsibar)